transição entre a infância e a idade adulta, verificando-se acontecimentos relevantes para a
personalidade adulta, logo, a tarefa fundamental é a construção da identidade pessoal.
Erikson, apesar de díscipulo de Freud, discorda deste em 4 aspectos:
- Valorização exagerada da energia libidinal como chave explicativa do desenvolvimento;
- Redução do desenvolvimento aos períodos que decorrem da infância à adolescência;
- Subestimação das interacções indivíduo-meio;
- Privilégio concedido à vertente patológica da personalidade.
Erikson divide-o em oito estádios:
1. Confiança vs Desconfiança (0-18 meses de vida)
- A criança adquire ou não uma segurança e confiança em relação a si próprio e em
relação ao mundo que a rodeia, através da relação que tem com a mãe.
*virtudes básicas são: esperança e impulso.
2. Autonomia vs Vergonha e Dúvida (18 meses-3 anos de vida)
- Contradição entre a vontade própria (os impulsos) e as normas e regras sociais que a
criança tem que começar a integrar. É altura de explorar o mundo e o seu corpo.
- As crianças ainda sentem a necessidade de protecção, mas simultaneamente, gostam
de experimentar.
- O meio deve estimular a criança para fazer as coisas de forma autónoma.
- Os pais devem dosear de forma equilibrada a assistência às crianças, o que vai
contribuir para elas terem força de vontade de fazer melhor.
- A criança precisa de poder experimentar e de se sentir protegida no processo de
autonomização.
*virtudes básicas são: força de vontade e autocontrolo.
3. Iniciativa vs Culpa (3-6 anos de vida)
- A criança já deve ter capacidade de distinguir entre o que pode fazer e o que não pode
fazer.
- A criança tem uma preocupação com a aceitabilidade dos seus comportamentos,
desenvolve capacidades motoras, de linguagem, pensamento, imaginação e
curiosidade.
- Deve-se estimular a criança no sentido de que pode ser aquilo que imagina ser, sem
sentir culpa.
* virtudes básicas são: tenacidade, o propósito e direcção.
4. Indústria vs Inferioridade (6-12 anos de vida)
- Sonha com o sucesso, desenvolvendo esquemas cognitivos para se tornar excelente
nas tarefas desempenhadas.
- O versus negativo é o sentimento de inferioridade e de inadequação que lhe advém de
não se sentir segura nas suas capacidades ou de não se sentir reconhecida nem segura
no seu papel no grupo social a que pertence.
*virtudes básicas são: competência/capacidade e método.
5. Identidade vs Confusão de identidade (12-18/20 anos de vida)
12-18/20 anos de vida
- O adolescente precisa de entender o seu papel no mundo e tem consciência da sua
singularidade.
- O versus negativo refere os aspectos de confusão de quem ainda não se encontro a si
próprio, não sabe o que quer e tem dificuldade em fazer opções.
*virtudes básicas são: fidelidade (lealdade para consigo próprio) e a devoção.
6. Intimidade vs Isolamento (18/20 aos 30/35 anos)
- Estabelecimento de relações íntimas duráveis com outras pessoasc. A intimidade requer que o sentimento de identidade pessoal facilite o relacionamento
com outrem numa base de compromissos, alteração de hábitos e, mesmo, de
aceitação de sacrifícios
- A vertente negativa é o isolamento, pela parte dos que não conseguem estabelecer
compromissos nem troca de afectos com intimidade nas relações privilegiadas
*As virtudes básicas são: amor e filiação
7. Generatividade vs Estagnação (30/35 aos 60 anos de vida)
- Generatividade – Comprometimento do adulto em relação ao futuro e à nova
geração. A afirmação pessoal do adulto é desenvolvida através das preocupações com
os jovens, o seu bem-estar e o desejo de contribuir para um mundo melhor
- É a fase de afirmação pessoal no mundo do trabalho e da família e de
desenvolvimento das potencialidades do ego
- Existe a preocupação com as gerações vindouras, produção de ideias, obras de arte,
participação política e cultural, educação e criação dos filhos
- A vertente positiva é o sentimento de que se tem coisas interessantes a passar às
gerações vindouras
- A vertente negativa é a centração nos seus interesses próprios e superficiais
*virtudes básicas: cuidado, ajuda aos outros e produção
8. Integridade vs Desespero (A partir dos 60 anos)
- A pessoa empenha-se em reflectir, fazendo um balanço da sua vida
- Integridade – Balanço positivo do seu percurso vital, mesmo que nem todos os sonhos
e desejos se tenham realizado e esta satisfação prepara para aceitar a idade e as suas
consequências
- Desespero – Sentimento nutrido por aqueles que considerem a sua vida mal sucedida,
pouco produtiva e realizadora, que lamentem as oportunidades perdidas e sentem ser
já demasiado tarde para se reconciliarem consigo mesmo e corrigir os erros
anteriores.
Sem comentários:
Enviar um comentário