Intervenção Precoce


O que é a Intervenção Precoce?

A Intervenção Precoce destina-se a crianças até à idade escolar que estejam em risco de atraso de desenvolvimento ou necessidades educativas especiais. A Intervenção Precoce pode ter uma natureza preventiva secundária ou primária: procurando contrariar a manifestação de problemas de desenvolvimento ou prevenindo a sua ocorrência, estes devem, sempre que possível, decorrer no meio ambiente onde vive a criança.

Porquê intervir precocemente?

Existem três razões fundamentais:
- Quanto mais cedo se iniciar a intervenção maior é o potencial de desenvolvimento de cada criança;
- Para proporcionar apoio e assistência à família nos momentos mais críticos;
- Para maximizar os benefícios sociais da criança e família

A investigação nesta área já demonstrou que grande parte das aprendizagens e do desenvolvimento ocorre mais rapidamente na idade pré-escolar. As famílias destas crianças geralmente vivem sentimentos de decepção, isolamento social, stress, frustração e desespero.   A Intervenção Precoce deve também resultar no desenvolvimento das atitudes parentais relativamente a eles próprios e ao seu filho. Deve proporcionar mais informação e melhores competências para lidar com a sua criança, e incentivar a libertação de algum tempo para o descanso e lazer.

A Intervenção Precoce é eficaz?

Cerca de cinquenta anos de investigação nesta área permitiram obter informação quantitativa e qualitativa que demonstra que a Intervenção Precoce proporciona ganhos, ao nível do desenvolvimento e educação das crianças que dela beneficiam, melhora o nível de funcionamento da família e produz benefícios económicos e sociais a longo prazo.

Para a sua eficácia é essencial:
- A idade da criança à data do início da intervenção;
- O envolvimento dos pais;
- A intensidade e/ou estruturação do modelo do programa de Intervenção Precoce adoptado.

Resultados da aplicação do programa:

- No Jardim Infantil – aumento nos valores do QI;

- Na Escola Primária – melhor adequação ao ensino e aumento do sucesso académico;

- Na Adolescência – menos delinquência, mais diplomas de ensino secundário e maior taxa de emprego após a escolaridade secundária.

Conclusões

- Eficácia surpreendente a longo prazo. 
- Pode mudar as vidas das crianças de níveis socioeconómicos mais desfavorecidos, de alto risco em termos educativos e das suas famílias

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